A Menina do Coração Verde

/
0 Comentários




Encontros felizes!
Há pessoas que se encontram através das suas criações, antes mesmo da presença física. É a expressão da sua alma, a sua criatividade que vai de encontro a outras mais.
Foi assim que surgiu este projecto e novo desafio de ilustrar um livro infantil.
Há cerca de 2 anos, adquiria eu, dois belíssimos livros ("Indígo e Cristal") da autora Isabel Santos Moura, na altura para mim desconhecida. Tratavam-se de 2 livros para crianças, para oferecer às “minhas” crianças 😊
De forma muito natural e espontânea, começou a surgir uma troca de emails. Enceta-se uma partilha e dar a conhecer de projectos pessoais e sonhos…
Na altura, Isabel, ao tomar conhecimento do projecto AnnahCrafts, lançara a 1ª semente para um futuro e possível projecto a duas: ilustrar um seu próximo livro.
Se por um lado, ficara obviamente grata, feliz e lisonjeada até pela sua intenção, também por outro, também me assolava algum receio pela eventual “responsabilidade” e compromisso. Pois, mesmo em tantos anos a trabalhar como designer gráfica e alguns menos como pintora/ilustradora, nunca um projecto desta índole se havia cruzado comigo, alguma vez.
De qualquer modo, acredito que a vida sempre nos traz desafios que devemos abraçar, pois sempre vêm com algum propósito maior.

Um novo desafio, seja ele de que índole for, põe-nos à prova. Impulsiona-nos a descobrir alguma parte de nós que permanece oculta, não manifestada, não explorada, não conhecida, afinal.Entretanto quando passado todo este tempo, o momento do convite foi “oficializado” com a recepção do manuscrito, foi colocar “mãos à obra”. Estudar, pesquisar e aprender um pouco mais acerca deste mundo da ilustração infantil, perceber e descobri afinal o meu próprio processo criativo, etc… São horas e dias das nossas vidas, envolvidas num projecto, que muitas vezes, quem se encontra ”de fora”, não tem percepção…

Sem dúvida que a história, o tema e a nossa protagonista da história (a Mariana), cativaram-me de imediato aquando da leitura do manuscrito. E isso foi fundamental, pois existiu uma sintonia imediata. Agora, seria conseguir traduzir para o papel, o "corpo e alma" das personagens e sua história.
(Uma curiosidade: enquanto a fase da ilustração se desenrolava, percebemos, que de alguma forma "inconsciente", e de forma não intencional, a própria Mariana apresentava uma simbiose de características físicas de ambas (os olhos azuis da autora, e o cabelo ruivo e encaracolado meu); para além do próprio nome Maria (da autora - Isabel Maria) e Ana (o meu nome). Fascinantes estas "sincronicidades", não? ;)




Passamos por diferentes estudos, croquisstoryboards, até mesmo para perceber que técnica usar para as ilustrações… De facto, tudo é um processo constituído por inúmeras etapas…
Neste processo, tenho de referir e agradecer, pois, para além da confiança da autora no meu trabalho, também a forma como me deixou interpretar a sua história: sem restrições ou pressões. Afinal, considero que todos estes ingredientes terão contribuído pela fluidez com que o projecto decorreu. Uma parceria coesa, dinâmica e fluída, que resultou num projecto de ambas afinal: “A Menina do Coração Verde”, é um livro que encerra em si uma mensagem tão importante, sensibilizando para o que é o respeito pela Natureza, pela nossa “Terra Mãe” e de todos os seres que nela habitam. Uma mensagem que inspira a cultivarmos corações verdes 😊 O Verde da Esperança, o Verde do Amor Consciente, o Verde da Responsabilidade e Compromisso, na nossa construção, como seres humanos mais em harmonia com a Natureza.
Um livro que chega também, principalmente às nossas crianças, pois nelas se encontra depositada a esperança no futuro. <3



You may also like

Sem comentários:

Annah Crafts. Com tecnologia do Blogger.